Após o nascimento do seu bebé e depois de toda a azáfama dos primeiros tempos acalmar, é importante pensar na sua saúde e bem-estar. O seu corpo sofreu profundas transformações nos últimos 9 meses de gravidez, não queremos apressar a sua recuperação, mas devemos estar atentas e não desvalorizar os sinais e sintomas que tem sentido e que será certamente o seu corpo a pedir atenção.
A avaliação pós-parto é realizada por uma Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher, Gravidez e Pós Parto com formação avançada em pavimento pélvico e destina-se a todas as recém mamas que pretendam avaliar se o seu corpo está a recuperar corretamente depois da gravidez e do parto. Nesta consulta poderá também obter aconselhamento sobre alguns temas que possam suscitar dúvidas, tais como: quando retomar o exercício físico e qual o mais adequado?
Quando posso realizar esta consulta de revisão pós-parto?
Teve um parto normal ou cesariana? Já completou 3 a 4 semanas pós-parto? Está na altura ideal para realizar esta revisão pós parto.
Porquê realizar uma consulta de revisão pós parto?
Esta consulta envolve uma avaliação detalhada e focada nos seguintes aspetos:
Cicatriz (Episiotomia, Cesariana), na presença de uma cicatriz é muito importante acompanhar de perto o processo de cicatrização. A mobilidade dos tecidos, a sensibilidade da região, e o despiste de alterações como fibroses ou quelóides.
Diástase Abdominal, durante a gravidez, as duas camadas dos músculos retos abdominais podem afastar-se para acomodar o seu bebé, conhecido por diástase abdominal. Nesta fase, é importante verificar a extensão deste afastamento e perceber se o corpo está a conseguir recuperar naturalmente. Orienta-se para um programa de exercícios adequado que poderá ajudar a reverter ou melhorar esta condição.
Músculos do Pavimento Pélvico, envolve uma correta avaliação dos músculos do pavimento pélvico, fundamental para prevenir ou reverter episódios de incontinência urinária ou fecal, prolapsos ou possíveis disfunções sexuais.
Dor ou Desconforto, o período pós-parto é fisicamente exigente para as recém-mamãs, aliado ao desafio de cuidar de um bebé que aumenta de peso a cada dia, muitas vezes sem saber o que é dormir uma noite completa de sono. É por isso muito frequente que a mulher sinta algum tipo de dor ou desconforto durante este período. A zona do pescoço e ombros tende a ser o principal alvo das queixas, assim como a zona lombar e pélvica que apresentam o seu destaque. Com uma avaliação adequada, podemos identificar a causa dos sintomas e indicar-lhe as melhores estratégias para aliviar os mesmos.
Como me inscrevo?
Pode preencher o formulário de informações para obter mais informações ou efetuar pré-marcação de consulta.